???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Everton de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8185928313468903por
dc.contributor.advisor1Moraes, Francisco José Dias de-
dc.contributor.referee1Moraes, Francisco José Dias de-
dc.contributor.referee2Haddad, Alice Bitencourt-
dc.contributor.referee3Bocayuva, Izabela Aquino-
dc.date.accessioned2018-03-14T17:50:03Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Everton de Jesus. A ética aristotélica como caminho para a realização máxima do humano. 2017. 54 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2217-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é fazer uma investigação sobre a eudaimonia a partir da obra Ética a Nicômaco, procurando investigar o que teria levado Aristóteles a identificar o maior bem atingível pelo homem com a felicidade. Procuramos demonstrar que a felicidade representa, para Aristóteles, um bem autossuficiente, buscado por si mesmo e não em função de outra coisa. Ela é um bem dominante, isto é, o bem por excelência e não a abertura para o abarcamento de outros bens. De outro modo, a busca por uma vida feliz seria algo interminável e jamais se daria plenamente. Verificamos ainda que a felicidade não deve ser entendida como uma posse permanentemente assegurada, isso porque mesmo um homem considerado feliz não possuirá nenhuma garantia de que terá sua felicidade segura de maneira permanente, porque a eudaimonia deverá ser compreendida como uma atividade que requer uma vida ativa. No livro X da Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta dois tipos de eudaimonia, uma que se dá no plano contemplativo e a outra que se realiza através das virtudes éticas. A felicidade que se dá no plano contemplativo é considerada a mais perfeita e a mais autossuficiente, permitindo ao homem realizar o que existe de mais divino em si, que é a razão, enquanto que a felicidade proporcionada pelas virtudes éticas só pode possibilitar ao homem uma felicidade tipicamente humana, daí a afirmação aristotélica de ser ela um tipo de felicidade secundária.por
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to investigate eudaimony from the work Nicomachean Ethics, searching to investigate what would have led Aristotle to identify the greatest good attainable by man with happiness. We try to demonstrate that happiness represents, for Aristotle, a self-sufficient good, sought by itself and not by any other thing. It is a dominant good, that is, the good for excellence, not the openness to the covering of other goods. Otherwise, the search for a happy life would be endless and never fully realized. We also find that happiness shouldn’t be understood as permanently secured possession, because even a considered happy man to be happy will have no guarantee that he will have his happiness permanently secured, because eudaimony should be understood as an activity that requires an active life. In Book X of the Nicomachean Ethics, Aristotle presents two types of eudaimony, one that occurs in the contemplative plane and the other one that is realized through the ethical virtues. Happiness on the contemplative plane is considered the most perfect and the most self-sufficient, allowing man to realize that which is most divine in himself, which is reason, whereas happiness provided by the ethical virtues can only enable man human happiness, hence the Aristotelian assertion that it is a kind of secondary happiness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-03-14T17:50:03Z No. of bitstreams: 1 2017 - Everton de Jesus Silva.pdf: 1131282 bytes, checksum: e3ce430e9429df1849896da190eb904a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T17:50:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Everton de Jesus Silva.pdf: 1131282 bytes, checksum: e3ce430e9429df1849896da190eb904a (MD5) Previous issue date: 2017-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7015/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20784/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27105/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33482/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39896/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46316/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52634/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59110/2017%20-%20Everton%20de%20Jesus%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.relation.referencesARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury 3ª ed. Brasília, 1999. ______________, Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1973, v.4. _____________, The Nicomachean Ethics. Tradução de Sir W.D. Ross. In: The Works of Aristotle, Great Books of the Western World. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952, v.9. ______________, Nicomacheian Ethics. Trans. H. Rackham. Cambridge: Harvard University Press, 2003. ______________, Ética a Eudemo. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2015. ______________, Magna Moralia. In Loeb Classical Library, Aristotle XVIII, LCL 287. Cambridge: Harvard University Press, 2006. ______________, Metafisica: Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. Vol.II 2.ed. São Paulo: Loyola, 2005. Met, 982a1ss ______________, Política. Tradução: Ross, W. D. Oxford: Oxford University Press, 1957. ______________, Política. (Edição bilíngue). Tradução de Antônio C. Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa: Vega, 1998. ______________, A política. Tradução de Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1997. Bibliografia Secundária: AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Volume I, III e IV. São Paulo: Loyola, 2004. AUBENQUE, Pierre. A Prudência em Aristóteles. Tradução de Marisa Lopes. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2008. ________________. O Problema do ser em Aristóteles. Tradução de Cristina de Souza Agostini e Dioclézio Domingos Faustino.1ª ed. São Paulo: Paulus, 2012. BARNES, Jonathan. Aristóteles. Tradução de Ricardo Hermann Ploch Machado. Aparecida- SP. 2009. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. 5ª ed. São Paulo: Maritns Fontes, 2007. BERTI, E. Perfil de Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2013. ______, As razões de Aristóteles. São Paulo: Loyola, 1998. ______, Aristóteles no Século XX. São Paulo: Loyola, 1998. BIDÉÜS, Richard. Aristóteles a justiça e a cidade. São Paulo: Loyola, 2007. BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murchol. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. BRUGNERA, Nedilso Lauro. A Escravidão em Aristóteles. Porto Alegre: Grifos, Col. Filosofia n. 79, 1998. BRÜLLMANN, Philipp. A teoria do bem na Ética a Nicômaco de Aristóteles. São Paulo: Paulo: Loyola, 2013. CAEIRO, António. A areté como humano: fenomenologia da práxis em Platão e Aristóteles. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2002. CASSIN, Bárbara. Aristóteles e o Lógos; contos da fenomenologia comum. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1999. DALLARI, Dalmo de Abreu. O homem: Animal político. In: - O que é participação política. São Paulo: Brasiliense 1996. Coleção primeiros passos. DÜRING, Ingemar. Aristoteles. Tradução de Pierluigi Domini. 5. Ed. Milano: Mursia, 1995. FERMANI, Arianna. A vida feliz humana: diálogo com Platão e Aristóteles. Tradução de Renato Ambrosio. São Paulo: Paulus, 2015. GUARIGLIA, Osvaldo. Ética y política según Aristóteles. Buenos Aires: Centro de Ed. de America Latina, 1992. KRAUT, Richard. Aristóteles. A ética a Nicômaco. Porto Alegre: Artmed, 2009. HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? Tradução de Dion D. Macedo. São Paulo: Loyola, 2ª ed. 2004. HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002. HENRIQUE, Mendo Castro. Introdução à Política de Aristóteles. Lisboa: Edição Bilíngüe, l998. HOBUSS, João. Eudaimonia e auto-suficiência em Aristóteles. Pelotas: ed. Universitária/UFPel, 2002. HOFFE, O. Aristóteles – introdução. Porto Alegre: Artmed, 2008. HOOFT, Stan Van. Ética da Virtude. Tradução de Fábio Creder. Petrópolis: Vozes, 2013. HUTCHINSON, D. S. Ética. In: Barnes, J. (Org) Aristóteles. Aparecida-SP: Idéias & letras, 2009. MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude. Tradução de Jussara Simões. Bauru-SP: Edusc, 2001. ____________, Historia de la ética. Traducción de Roberto Juan Walton. Buenos Aires: Ediciones PAIDOS, 1991. MCLEISH, Kenneth. Aristóteles. Trad: Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 2000. NEVES, Maria Helena de Moura. A Teoria Lingüística em Aristóteles. São Paulo: Alfa. n. 25, 1981. MESQUITA, Antonio Pedro. Introdução geral a Obras Completas de Aristóteles, vol I, tomo I. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005. NUSSBAUM, Martha. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2009. PAIXÃO, Márcio Petrocelli. O Problema da Felicidade em Aristóteles. Rio de Janeiro: editora Pós-Moderno. 2002. PERINE, Marcelo. Quatro lições sobre a ética de Aristóteles. São Paulo: Loyola, 2006. REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga: Platão e Aristóteles. Trad. Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994, v. 2. ______________. Introdução a Aristóteles. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2013. ______________. Aristóteles. Tradução de Henrique Cláudio de Lima Vaz. São Paulo: Edições Loyola. 2007. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992. REEVE, C.D.C. Ação, Contemplação e Felicidade: um ensaio sobre Aristóteles. Tradução de Cecília C. Bartalotti. São Paulo: Loyola, 2014. RICOEUR, Paul. Em torno do político. São Paulo: Loyola, 1995. SAMGALLI, Idalgo J. O fim último do homem: da eudaimonia aristotélica à beatitude agostiniana. Porto Alegre: Edipucrs, 1998. ROSS, Sir David. Aristóteles. Lisboa. Ed, Dom Quixote, 1987. SILVEIRA, Denis Coitinho. Os sentidos da Justiça: EDIPUCRS, 2001. SPINELLI, P. A prudência na ética nicomaquéia de Aristóteles. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2007. TAYLOR, Ética. In: Barnes, J. (Org) Aristóteles. Aparecida-SP: Idéias & letras, 2009. VALLS, Álvaro L. M. O que é Ética. Editora Brasiliense, 1994. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. VERGNIÈRES, Solange. Ética e Política em Aristóteles; physis, ethos, nomos. São Paulo: Paulus, 1999. ZINGANO, Marco. Platão & Aristóteles: o fascínio da filosofia. 2. ed. São Paulo: Odysseus editora, 2005. __________, Estudos de Ética Antiga. 2. Ed. São Paulo. Paulus, 2009. __________, (org.). Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. São Paulo: Odysseus, 2010. __________, ARISTÓTELES. Ethica Nicomachea I 13-III 8; Tratado da virtude moral. Introdução, comentário e tradução de Marco Zingano. São Paulo: Odysseus, 2008. __________, Sobre a Metafísica de Aristóteles: textos selecionados / coordenação de Marco Zingano. São Paulo. Odysseus Editora, 2005. WERNER, Jaeger. Aristóteles. México: Fondo de cultura econômica, 1997. _______________, Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003. WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999. WOLF, Ursula. A ética a Nicômaco de Aristóteles. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola. 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHappinesseng
dc.subjectUltimate finaleng
dc.subjectSelf-sufficiencyeng
dc.subjectVirtueeng
dc.subjectContemplationeng
dc.subjectFelicidadepor
dc.subjectFim últmopor
dc.subjectAutossuficiênciapor
dc.subjectVirtudepor
dc.subjectContemplaçãopor
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleA ética aristotélica como caminho para a realização máxima do humanopor
dc.title.alternativeThe aristotelian ethics as the way for the maximum realization of the humaneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Everton de Jesus Silva.pdfDocumento principal1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.