???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos Junior, Valdo da Silva-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.referee3Matos, José Roberto Linhares de-
dc.date.accessioned2017-09-21T17:28:26Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationRAMOS JÚNIOR, Valdo da Silva. A geometria na educação de jovens e adultos: uma experiência com alunos que atuam na construção civil. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2048-
dc.description.resumoA presente dissertação tem o objetivo de abordar aspectos que levantem questionamentos a respeito da prática de os conteúdos de geometria serem relegados a segundo plano nas aulas de matemática, e em particular na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Com o intuito de mostrar o quão importante é o conhecimento de geometria para os alunos, buscamos fazer associações entre os conhecimentos geométricos dos alunos que atuam na construção civil, com a utilização de seus conceitos e a aplicabilidade no ambiente de trabalho. Dessa forma, foram realizadas entrevistas com alunos do ensino médio da EJA que utilizam geometria em suas atividades laborais, visando compreender seus saberes informais, com o intuito de justificar a necessidade de que seja enfatizado o ensino dessa parte importante da matemática. A partir dos resultados encontrados, concluímos que a formalização de conceitos é de suma importância para os discentes. Durante todo o trabalho discorreremos sobre o papel mediador do professor nessa modalidade de ensino, bem como a contribuição da etnomatemática, na perspectiva de encontrarmos aspectos mais amplos que auxiliem nos processos de ensino e de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis thesis aims to address issues that raise questions about the practice of the geometry content to be relegated to the background in math classes, particularly in the form of youth and adult education (EJA). In order to show how important is the knowledge of geometry for students, we seek to make associations between the geometric knowledge of the students who work in construction, with the use of their concepts and the applicability in the workplace. Thus, interviews were conducted with students of the middle school EJA using geometry in their work activities, to understand their informal knowledge, in order to justify the need for it to be emphasized teaching this important part of mathematics. From these results, we conclude that the formalization of concepts is of paramount importance to the students. Throughout the work we will discuss the mediating role of the teacher in this type of education, as well as the contribution of Ethnomathematics with a view to finding broader aspects that help in teaching and learning processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-09-21T17:28:26Z No. of bitstreams: 1 2015 - Valdo da Silva Ramos Júnior.pdf: 742026 bytes, checksum: 9cb3aaeb796fc3969b1a2afbb269bd1f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-21T17:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Valdo da Silva Ramos Júnior.pdf: 742026 bytes, checksum: 9cb3aaeb796fc3969b1a2afbb269bd1f (MD5) Previous issue date: 2015-08-31eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7104/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20180/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26485/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32914/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39284/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45686/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52034/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58510/2015%20-%20Valdo%20da%20Silva%20Ramos%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometry teachingeng
dc.subjectEducation of youth and adultseng
dc.subjectCivil Constructioneng
dc.subjectEnsino de geometriapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleA geometria na educação de jovens e adultos: uma experiência com alunos que atuam na construção civilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Valdo da Silva Ramos Júnior.pdfDocumento principal721.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.