???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Alan Jorge Ciqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6598253620384322por
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar-
dc.contributor.referee2Antunes, Gladson Octaviano-
dc.date.accessioned2017-06-08T12:58:44Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Alan Jorge Ciqueira. Uma proposta de ensino de cônicas com o auxílio do GeoGebra. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1753-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo melhorar a compreensão do estudo de cônicas. Para isto, usaremos como fundamentação teórica na construção das atividades propostas a teoria construtivista geométrica de Van Hiele. Além disso, em consonância com as novas ferramentas de ensino e aprendizagem, utilizaremos um software de geometria dinâmica, GeoGebra.por
dc.description.abstractThis study aims to improve understanding of studies of conics. For this, we will use as theoretical foundation in the construction of the proposed activities, the geometric constructivist theory of Van Hiele. Moreover, in line with the new teaching, and learning tools, we use a dynamic geometry software, the GeoGebraeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-08T12:58:44Z No. of bitstreams: 1 2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves.pdf: 2968550 bytes, checksum: c41aeac563a3e880f387fa38231d62f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-08T12:58:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves.pdf: 2968550 bytes, checksum: c41aeac563a3e880f387fa38231d62f7 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5693/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20364/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26711/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33150/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39544/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45920/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52286/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58800/2016%20-%20Alan%20Jorge%20Ciqueira%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.references[1] AZEVEDO, Rosa Oliveira Martins et alli(orgs.). Contribuição da Internet para o ensino-aprendizagem escolar. Revista Eletrônica de Ciências – N.º42, 2008. Acessível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_42/educacao.html. [2] BORRÕES, Manuel L. Catela. O computador na educação matemática. Acessível em: http://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm&pli=1#inbox/1475653877b2a580?projector=1.html. [3] BOYER, Carl B. História da matemática. 2ª Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. [4] BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais+ (PCN+): Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. [5] BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretariade Educação Básica, 2006. v. 2. [6] CROWLEY, Mary L. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary & SHULTE, Albert P. (organizadores), Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994. [7] EVES,H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp, 2004. [8] FANTINEL, Patrícia C. Representações gráficas espaciais para o ensino de cálculo e álgebra linear. Rio Claro: Unesp, Dissertação de Mestrado, 1998. [9] FLORES, P. Q., Flores, A., e Escola, J. (2008). A plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Superior. In F. Costa et al. (Orgs.). Comunidades de 81 Aprendizagem Moodle. Actas do encontro CaldasMoodle'08. Monte da Caparica: Educom. [10] FREUDENTHAL, H. (1973). Mathematics as an educational task.Dordrecht: Reidel. [11] GeoGebra Manual. The official manual ofGeoGebra. Disponível em: http://geogebra.ir/geogebra/Files/PDF/1ebdfcdc018141828ae75acfdb586247.pdf. Acesso em 02/03/2013. [12] IEZZI, Gelson, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Analítica. Vol. 7. 5 ed. São Paulo: Editora Atual, 2005 [13] JUCÁ, Sandro C. S. A relevância dos softwares na educação profissional, Ciências & Cognição, 2006; Vol. 08: 22-28. [14] Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1) [15] Martins, Erickson Nunes.Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele/Erickson Nunes Martins – Seropédica. RJ, 2014. [16] MILANI, E. A. Informática e a Comunicação Matemática. In: DINIZ, M. I. & SMOLE, K. S. (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, p.175 – 203, 2001. [17] NASSER, Lilian; SANT’ANNA, Neide F. Parracho. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática / UFRJ, 2010. [18] NASSER, Lilian. A Teoria de van Hiele para o ensino de geometria.Anais do 1ºSeminário de Educação Matemática do Rio de Janeiro – Projeto Fundão- IM/UFRJ, 1993, p.29-40. [19] NASSER, L. SANT’ANNA, N.F.P (coordenadoras). Geometria segundo a teoria deVan Hiele. Instituto de matemática – UFRJ. Projeto Fundão. Rio de Janeiro, 1997. [20] PIAGET, J. A psicologia. 2. Ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973. 82 [21] PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J. M. O contributo das tecnologias deinformação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidadeprofissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática:explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p.159-192. [22] SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012 (Coleção práticas pedagógicas). [23] VAN HIELE, P.M. (1973). Begrip e Inzicht.Muusses: Purmerend. [24] Vygotsky, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997. [25] Vygotsky, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [26] Vygotsky, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstructivismeng
dc.subjectTheory of Van Hieleeng
dc.subjectConicseng
dc.subjectConstrutivismo, , ,por
dc.subjectTeoria de Van Hielepor
dc.subjectCônicaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUma proposta de ensino de cônicas com o auxílio do GeoGebrapor
dc.title.alternativeA proposal of teaching conics with the help of GeoGebraeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves.pdf 2016 - Alan Jorge Ciqueira Gonçalves2.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.