???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1704
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: . O IFRR/Campus Novo Paraíso: da educação agrícola para a educação do campo, uma proposta em construção.
Other Titles: The IFRR/campus New Paradise: agricultural education for rural education, a proposal currently under construction.
???metadata.dc.creator???: Farias, Adeline Araújo Carneiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paula, Lucília Augusta Lino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Arruda, Maria da Conceição Calmon
???metadata.dc.contributor.referee2???: Manderlet, Diana da Veiga
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada junto aos discentes matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR/Campus Novo Paraíso, no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Nesta pesquisa, visamos conhecer o processo de implantação da proposta da educação do campo no referido Instituto Federal, a partir da identificação dos significados que os jovens rurais atribuem ao trabalho e a escola, e suas inter-relações com o significado que conferem ao futuro, bem como, comparamos suas perspectivas de futuro, no que se refere ao trabalho, à proposta de formação profissional que se encontram cursando. Para tanto, apresentamos uma abordagem histórica da trajetória do IFRR enquanto instituição voltada a oferta da educação profissional, paralela a história do próprio estado de Roraima, proporcionando a compreensão do tema abordado. Como pano de fundo, levantamos uma discussão sobre a importância da abordagem pedagógica da escola que atende aos jovens rurais ser direcionada pelas concepções da Educação do Campo, buscando assim, a construção de conhecimentos significativos e que valorizem a vida e os saberes dos povos do campo, evitando a execução da educação para o campo, baseada em visões urbanas, com vistas à ressignificação do ensino agrícola, em conformidade com as atuais discussões nacionais sobre a educação profissional oferecida para os povos do campo. Como resultados, analisamos os dados coletados junto aos discentes pesquisados, e a partir destes, elencamos recomendações à equipe de gestão e docente do Campus em estudo, visando contribuir para a minimização dos entraves que dificultam um melhor aproveitamento da oportunidade de formação profissional, pelos jovens rurais.
Abstract: This work is the result of a study conducted by the students registered at the Federal Institute of Education, Science and Technology Roraima-IFRR/campus New Paradise in the course Farming Technician integrated high school. In this research, we aim to understand the process of implementing the proposal of rural education in that the Federal Institute, from the identification of the meanings they attach to the rural youth work and school, and their interrelationships with the meaning they attach to the future as well as we compare their future prospects, with regard to work, the proposed training who are studying. We present a historical overview of the trajectory of IFRR as an institution dedicated to offering professional education, the parallel story of his own state of Roraima, providing understanding of the subject. As background, we raise a discussion on the importance of the pedagogical approach of the school which serves the rural youth to be targeted by the conceptions of Rural Education, trying to construct meaningful knowledge and enhance the lives of people and knowledge of the field avoiding the implementation of education for rural, urban-based views, regarding the redefinition of agricultural education in accordance with current national discussions on the professional education offered to the peoples of the field. As a result, we analyzed data collected from the students surveyed, and from these listed recommendations to the management team and teaching campus in the study, aiming to minimize the barriers that hinder a better use of professional training opportunities, for rural youth.
Keywords: young rural areas
rural education
agricultural education
jovens rurais
educação do campo
ensino agrícola
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FARIAS, Adeline Araújo Carneiro. O IFRR/Campus Novo Paraíso: da educação agrícola para a educação do campo, uma proposta em construção.. 2010. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1704
Issue Date: 15-Dec-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Adeline Araujo Carneiro.pdf 2010 - Adeline Araujo Carneiro2.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.