???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1677
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada para EJA: análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussão
Other Titles: Continuing training for EJA: Analysis Interactions Teachers in Mathematics in a discussion forum
???metadata.dc.creator???: Xavier, Gisele Pereira de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bairral, Marcelo Almeida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
???metadata.dc.contributor.referee2???: Motta, Flávia Miller Nethe
???metadata.dc.description.resumo???: Uma das dificuldades encontradas por docentes para atuar na EJA é fruto da escassez de materiais didáticos, abordagem diferenciado para conteúdos e de práticas pedagógicas adequadas à essa modalidade. Pensando nessa realidade, surge a o Programa EJA, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação CECIERJ, que ofereceu um curso de Formação Continuada implementado em um ambiente virtual para os professores da rede que lecionam na EJA. O objetivo desta pesquisa é analisar interações dos professores cursistas que lecionam Matemática nessa modalidade. Tomam-se como referência as interações profissionais estabelecidas em fóruns do primeiro semestre de 2014. A análise está pautada nas tipologias discursivas propostas por Bairral (2007) para análise de fóruns de discussão. O fórum temático 3, de dois grupos, foi considerado uma unidade de análise. Os resultados indicam que o fórum pode se tornar um espaço frutífero, quando bem planejado, pode contribuir para o desenvolvimento coletivo e individual. A análise das mensagens utilizando as tipologias ajuda a entender a intencionalidade do discurso, bem como perceber elementos como a presença da reflexão sobre a prática, estratégias e indícios que demonstram que os professores repensaram sobre o assunto (Função Polinomial do 1º grau), na qual levaram em consideração a contextualização para o público de EJA. Dessa forma, foi possível perceber, a partir das interações, que houve um amadurecimento dos profissionais envolvidos. Outra observação interessante foi perceber que mensagens de cunho argumentativo tendem a impulsionar a continuidade da discussão. Sendo assim, propostas baseadas na experiência e no cotidiano docente tendem a ter mais relevância para a formação continuada
Abstract: One of the difficulties of teachers to work in adult education is the result of shortage of teaching materials, content and teaching practices suitable to this type. Considering this reality comes from the adult education program EJA. A program of the Secretariat of State of Rio de Janeiro Education in partnership with CECIERJ Foundation, which offers a Continuing Education course implemented in a virtual environment to network teachers who teach in adult education. The objective of this research is to analyze interactions teachers who teach Mathematics in EJA. It is taken as reference the professional interactions established in the forums first half of 2014. The analysis is guided in the discursive typologies proposed by Bairral (2007) for analysis of discussion forums. The thematic forum 3, two groups were considered a unit of analysis. The results indicate that the forum can become a fruitful space, if well planned, can contribute to the collective and individual development. The analysis of messages using typologies help you understand the intentionality of speech as well as realize elements such as the presence of reflection on practice, strategies and evidence demonstrating that rethought teachers on the subject which is common (polynomial of the 1st degree Function), which they took into account the context for the public EJA. Thus, it was possible to see, from the interactions, there was a maturation of the professionals involved. Another interesting observation was the realization that argumentative nature messages tend to boost the continuity of the discussion. Therefore, proposals based on experience and daily life tend to be more relevant for in service continuing education
Keywords: Continuing education
Continuing Education
Mathematics
interactions and discussion forum
Formação Continuada
EJA
Matemática
Interação
Fórum de discussão
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: Xavier, Gisele Pereira de Oliveira. Formação continuada para EJA: análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussão. 2016. [116 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1677
Issue Date: 28-Jan-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Gisele Pereira de Oliveira Xavier.pdf2016 - Gisele Pereira de Oliveira Xavier2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.