???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPalmeira, Jonadable Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7531983812898000por
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho-
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee3Santos, Rafael dos-
dc.date.accessioned2017-05-19T18:38:07Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Jonadable Alves. Formação técnica em agroindústria: percepções dos egressos que atuam na agroindústria familiar de Venda Nova do Imigrante. 2016. 67 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1676-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada no município de Venda Nova do Imigrante com os egressos do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tendo como objetivo analisar o projeto pedagógico do curso e a percepção dos egressos quanto a sua formação técnica. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e recorreu ao estudo de caso como tipo de pesquisa, além de se ancorar na análise documental e na observação. Partiu-se da revisão de literatura para fundamentar a análise das legislações educacionais, dos documentos institucionais do IFES e do projeto pedagógico do curso. Com a base teórica consolidada, realizou-se entrevistas semi-estruturadas com nove participantes, as entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo, por meio da técnica de análise categoria. Compreendendo que o projeto pedagógico tem duas dimensões, o escrito e o vivenciado, partiu-se num primeiro momento da reflexão critica do documento escrito e em um segundo momento buscou-se dá contornos ao projeto pedagógico vivenciado a partir da percepção dos egressos quanto a sua formação. Os resultados desta pesquisa apontaram que no caminho para uma escola democrática é necessário superar a visão puramente acadêmica, o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o saber tradicional poderá ressignificar o papel da formação em agroindústria, ampliando a participação dos sujeitos e possibilitando assim a construção de um projeto efetivamente coletivo.por
dc.description.abstractThis survey was conducted in the city of Venda Nova do Imigrante with the graduates from the agroindustry technical course of the Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Aiming to analyze the pedagogic project of the course and the graduates' perception about their technical training. It was used a qualitative approach and turned to case study research, as well as basing on documentary analysis and observation. Started from literature review to support the analysis of educational legislation, IFES institutional documents and the pedagogical project of the course. With the theoretical basis consolidated, semi-structured interviews were done to nine participants, the interviews were subjected to content analysis, through technical analysis category. Understanding that the pedagogic project has two dimensions, the writing and the experienced, it started in a first moment with critical reflection of the written document and secondly to give contours to the pedagogic project experienced in the graduates' perception about their training. The results of this survey showed that on the way to a democratic school it is necessary to overcome the purely academic vision, the dialogue between the academic and the traditional knowledge may resignify the role of training in agroindustry, expanding the participation of the subjects and also enabling the construction of a effective collective project.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-19T18:38:07Z No. of bitstreams: 1 2016 - Jonadable Alves Palmeira.pdf: 884368 bytes, checksum: a6e5758607e76f7a9dd3f27004d9f31c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-19T18:38:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Jonadable Alves Palmeira.pdf: 884368 bytes, checksum: a6e5758607e76f7a9dd3f27004d9f31c (MD5) Previous issue date: 2016-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7540/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20036/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26357/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32734/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39148/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45568/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51892/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58386/2016%20-%20Jonadable%20Alves%20Palmeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectPedagogic projecteng
dc.subjectAgroindustryeng
dc.subjectEgressopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectAgroindústriapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFormação técnica em agroindústria: percepções dos egressos que atuam na agroindústria familiar de Venda Nova do Imigrantepor
dc.title.alternativeTechnical training in agroindustry: graduates' perceptions of the job in the family agroindustry of Venda Nova do Imigranteeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Jonadable Alves Palmeira.pdfDocumento principal860.25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.