???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1615
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um instituto federal no interior da Amazônia: impactos da educação profissional e tecnológica em uma comunidade Tükúna do Alto Solimões
Other Titles: A federal institute within the Amazon: Impacts of technological and professional education in a Tükúna community from High Solimões
???metadata.dc.creator???: Santos, Manoel Góes dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
First advisor-co: Ponciano, Nilton Paulo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gregório, Sandra Regina
???metadata.dc.contributor.referee3???: Bastos, Ana Mena Barreto
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desse trabalho foi Analisar quais as possíveis contribuições que o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga proporcionou e está proporcionando à comunidade de Umariaçu e quais impactos que acarretam na vida política, social, educacional e econômica daquela comunidade. A metodologia que foi utilizada nesta pesquisa constituiu-se de duas ações bem distintas. A primeira referiu-se ao levantamento de documentos que versam sobre as políticas públicas educacionais, tais como: LDB Número 9.394/96; Convenção 169; Lei 11.892/2008; Projeto Político do Curso (PPC) e Matriz curricular do Curso Técnico em Agropecuária na Forma Integrada na Modalidade EJA-PROEJA do Campus Tabatinga-AM; Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – MEC 2013; Documentos de posse da FUNAI que Regulamenta as terras indígenas do povo Tükúna (ticuna) de Umariaçu. A segunda ação metodológica foi baseada na metodologia quantitativa qualitativa em que os informantes do curso Técnico em Agropecuária, apontam dificuldades e soluções para a educação profissional estabelecida pelo Campus Tabatinga-AM. A pesquisa pode ser entendida como um processo de descoberta de fatos que objetiva entrar em contato com realidades desconhecidas ou pouco conhecidas, revelando suas características e peculiaridades. E é através desta ferramenta que conseguimos trabalhar o processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficiente, sendo uma ferramenta facilitadora no processo de compreensão e definição de políticas públicas. Para o aluno este trabalho pode ser considerado como uma ferramenta complementar a sua formação, mediante a necessidade do contínuo aperfeiçoamento e a busca por novos conhecimentos, contribuindo de forma efetiva em sua formação acadêmica, profissional e social. O questionário foi aplicado Curso Técnico em Agroindústria na Forma Integrada na Modalidade EJA-PROEJA, e possibilitou identificar a percepção dos mesmos acerca do desenvolvimento da pesquisa como atividade pedagógica, destacando-se as principais dificuldades encontradas para sua efetiva realização. Os resultados obtidos na pesquisa nos forneceram subsídios para formular algumas considerações sobre os impactos que a educação profissional está proporcionando junto ao povo da etnia Tükúna (ticuna) de Umariaçu; contribuições e os desafios no desenvolvimento propostas educativas através de uma ação dialógica e reflexiva entre Instituição de Ensino Técnico e lideranças da etnia Tükúna (ticuna) locais. O presente estudo não almejou esgotar a discussão sobre metodologias e desafios que o povo Tükúna (ticuna) enfrentou ao longo de sua trajetória histórica. Este trabalho levou em conta as referências bibliográficas de autores como Lévi-Strauss, Oliveira Filho, Nimuendajú, Oliveira, Ribeiro, Reis, Oro, entre outros que contribuíram para o esclarecimento da história Tükúna (ticuna).
Abstract: The aim of this study was to analyze what possible contributions the Federal Institute of Education Science and Amazon Technology - Campus Tabatinga provided and is providing Umariaçu community and what impacts that cause in political, social, educational and economic of the community. The methodology that was used in this study consisted of two distinct actions. The first referred to the survey documents that deal with educational policies, such as: LDB number 9.394 / 96; Convention 169; Law 11,892 / 2008; Political Course Project (PPC) and curriculum Matrix Technical Course in Agriculture in Form Integrated mode in EJA-PROEJA Campus Tabatinga-AM; National Guidelines for Basic Education - MEC 2013; possession of documents of FUNAI that Regulates the Tükúna (ticuna) indigenous lands of Umariaçu people. The second methodological action was based on qualitative quantitative methodology in the course of informants in Technical Agriculture, indicate difficulties and solutions for vocational education established by Campus Tabatinga-AM. The research can be understood as a process of discovery of facts that objective contact with unknown or little known realities, revealing its characteristics and peculiarities. And it is through this tool we can work teaching and learning process more efficiently, with a facilitating tool in the process of understanding and definition of public policies. For this work student can be considered as a complementary tool to its training by the need for continuous improvement and the search for new knowledge, contributing effectively in their academic, professional and social. The questionnaire was applied Technical Course in Agribusiness in Form Integrated in EJA-PROEJA mode, and enabled us to identify their perception on the development of research as a pedagogical activity, highlighting the main difficulties for their effective realization. The results obtained in the study provided subsidies to make some considerations on the impact that professional education is providing with the people of the Tükúna ethnic Umariaçu; contributions and challenges in developing educational proposals through a dialogic and reflexive action between Institution of Technical Education and leaders of the local Tükúna (ticuna) ethnic group. This study craved not exhaust the discussion on methodologies and challenges that the Tükúna (ticuna) people faced throughout its historical trajectory. This work took into account the references of authors such as Levi-Strauss, Oliveira Filho, Nimuendajú, Oliveira Ribeiro Reis, Oro, among others who have contributed to clarifying the Tükúna (ticuna) history.
Keywords: Tükúna (ticuna) people
professional education
historical trajectory
Povo Tükúna (ticuna)
Educação Profissional
trajetória histórica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Manoel Góes dos. Um instituto federal no interior da Amazônia: impactos da educação tecnológica e profissional em uma comunidade Tükúna do alto Solimões. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1615
Issue Date: 28-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Manoel Goes dos Santos.pdfDocumento principal1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.