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dc.creatorVieira, Onilda Maria Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038069341231815por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Barbe, Tatiane da Costa-
dc.date.accessioned2017-05-03T12:33:00Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.citationVieira, Onilda Maria Reis. Formação e trajetória de egressos: o caso do curso de licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2015. [85 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1573-
dc.description.resumoAnalisar o curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE enfocando a contribuição da formação segundo a trajetória de seus egressos, na avaliação deles próprios, foi o principal objetivo dessa dissertação. Em 2015 este curso completou cinquenta anos sendo estruturado atualmente a partir de um Projeto Político Pedagógico estabelecido em 2004. A avaliação como elemento político-pedagógico essencial ao aperfeiçoamento das instituições, faz-se substancial em nosso trabalho que pretendeu na pesquisa trazer a visão daqueles que deram e dão capital social e acadêmico ao curso. As vozes dos egressos foram ouvidas pela aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas no qual puderam expressar suas percepções sobre aspectos materiais e imateriais do curso de LA. O estudo também faz uma apresentação do curso analisado como também de outro curso de mesmo nome, mas, oferecido na UFRRJ, a Licenciatura em Ciências Agrícolas, que mesmo situados em regiões distintas do país mantêm uma identidade acadêmica entre si. Como o curso forma professores para atuarem na educação profissional, trouxemos a discussão que educadores como Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Conceição Arruda, Lia Oliveira, Marise Ramos, Demerval Saviani, entre outros, provocam a respeito da influência nefasta que os modelos de produção capitalista exercem nas relações trabalhistas e, consequentemente, na atividade educacional e formativa. Continuando a análise sobre a trajetória dos egressos, a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, revelou a dificuldade de empregabilidade dos licenciados, no estado de PE, após a expansão dos IF’s.por
dc.description.abstractAnalyze the Licentiate's Degree in Agricultural Sciences of UFRPE focusing on the contribution of training in the course of its graduates, the evaluation themselves, was the main objective of this dissertation. In 2015 this course turned fifty currently being structured from a Pedagogical Political Project established in 2004. Evaluation as a political-pedagogical element essential to the improvement of institutions, it is substantial in our work in research intended to bring the vision of those who gave and give social capital and academic at the course. The voices of the graduates were heard by applying a questionnaire with closed and open questions in which they could express their perceptions of material and immaterial aspects of the course of LA. The study also makes a presentation of the course analyzed as well as another course of the same name, but offered in UFRRJ, a degree in Agricultural Sciences, which even in different regions of the country remain an academic identity with each other. As the course trains teachers to work in education, brought the discussion that educators as Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Conceição Arruda, Lia Oliveira, Marise Ramos, Demerval Saviani, among others, cause about the pernicious influence that the capitalist production models have on labor relations and consequently the educational and training activity. Continuing the analysis of the trajectory of the graduates, qualitative research, study type of case, revealed the difficulty of employability of graduates in the PE area after the expansion of IF's.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-05-03T12:33:00Z No. of bitstreams: 1 2015 - Onilda Maria Reis Vieira.pdf: 2177956 bytes, checksum: 88360171ae81218a5438c12fe82565f1 (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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Lei Nº 11.692 de 10/06/2008, dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem, instituído pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005; altera a Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004; revoga dispositivos das Leis nos 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, 10.748, de 22 de outubro de 2003, 10.940, de 27 de agosto de 2004, 11.129, de 30 de junho de 2005, e 11.180, de 23 de setembro de 2005; e dá outras providências. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. (Vide Decreto nº 7.022, de 2009). Lei nº 12.513, de 26/10/2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis no 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, no 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e no 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Lei Nº 13.005 de 25/06/2014, aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Parecer nº 262/62. Fixa a duração da formação dos professores do ensino médio geral. 80 Parecer CFE nº 479/68. Visa regulamentar o Art. 59 que estabeleceu a obrigatoriedade de seguir currículo mínimo. Parecer 853/71 do Conselho Federal de Educação define a doutrina de currículo. 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Resolução Nº 01 CNE/CEB, de 03/02/2005, atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Resolução Nº 04 CNE/CB de 27/10/2005, inclui novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectLicentiate Degreeeng
dc.subjectEnsino Agrícolapor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleFormação e trajetória de egressos: o caso do curso de licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.title.alternativeFormation and trajectory of graduates: the case of the degree course in Agricultural Sciences of the Federal Rural University of Pernambucoeng
dc.typeDissertaçãopor
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