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dc.creatorOliveira, Gláucia da Silva Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769306176041099por
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Cordeiro, Fabiana-
dc.date.accessioned2017-02-21T14:23:38Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationOliveira, Gláucia da Silva Batista. 1983A abordagem da educação ambiental na prática pedagógica do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente “Paulo Dacorso Filho” Seropédica-RJ. 2016.63 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1446-
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado no Centro de Atenção Integral à Criança e ao adolescente – CAIC Paulo Dacorso Filho em Seropédica–RJ por meio de entrevistas semi estruturadas e questionários semi-abertos para analisar a abordagem da Educação Ambiental na prática pedagógica da Escola, levando em consideração a interdisciplinaridade. Foram entrevistados 11 alunos, 6 professores e a direção da escola. Os principais temas abordados foram: o histórico do centro de atenção integral à criança e ao adolescente; educação ambiental: contribuições e desafios; contexto histórico da educação ambiental no Brasil; educação ambiental nos projetos transversais; a educação para um mundo sustentável; educação ambiental no contexto escolar; o desenvolvimento da educação ambiental através do currículo escolar; educação ambiental e a formação docente. Os temas foram selecionados por sua relação com o objeto de estudo. O principal objetivo foi o de investigar como a abordagem da EA proposta pelos documentos legais, em especial os PCN, ocorrem na prática Pedagógica do CAIC. Pode-se concluir que, mesmo de forma pouco estruturada, a Educação Ambiental é um tema presente no cotidiano escolar, especialmente em ocasiões de eventos voltados para esse tema. É importante destacar que a abordagem da Educação ambiental está prevista em seu PPP desde a implantação da escola, em 1993, incorporando assim os princípios apresentados pela Lei nº 9795/99.por
dc.description.abstractThis study was conducted in CAIC Paulo Dacorso Filho School, located in Seropédica - RJ through semi structured interviews and semi-open questionnaires to analyze the Environmental Education Approachs in the pedagogical practices of the school, taking interdisciplinarity into consideration. We interviewed 11 students, six teachers and the school principals. The main topics discussed were: CAIC Paulo Dacorso Filho Historical context; Environmental Education: contributions and challenges; Historical context of Environmental Education in Brazil; Environmental Education into transversal projects; Environmental Education for a sustainable; world in the school context; the development of environmental education through the school curriculum; environmental education and teacher training . The subjects were selected by their relation to the object of study. The main objective was to investigate how the approach proposed by the Environmental Education legal documents, especially the NCS, occurs in the CAIC pedagogicals practices. It can be concluded that even in an unstructured way, environmental education is a school life theme, especially in occasional events focused on this theme. It is important to note that Environmental Education Approach is predicted in the school's PPP, implemented since 1993, and incorporating the principles set forth by Law No. 9795/99.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-02-21T14:23:38Z No. of bitstreams: 1 2016 - Glaucia da Silva Batista de Oliveira.pdf: 3840888 bytes, checksum: a5b4cab29d70206c8c9b2b373cd5b026 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-21T14:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Glaucia da Silva Batista de Oliveira.pdf: 3840888 bytes, checksum: a5b4cab29d70206c8c9b2b373cd5b026 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectNational Curriculum Standardseng
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectParâmetros Curriculares nacionaispor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA abordagem da educação ambiental na prática pedagógica do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente “Paulo Dacorso Filho” Seropédica-RJpor
dc.title.alternativeThe Environmental Education Approach into teaching practice in CAIC "Paulo Dacorso Filho" – Seropédica - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
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