???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1264
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O processo de seleção de alunos para o ensino agrícola como política de inclusão: uma análise da experiência do Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco
Other Titles: The process of selecting students for agricultural education as a policy of inclusion: an analysis of the experience of the Campus Vitória de Santo Antão of the Federal Institute of Pernambuco
???metadata.dc.creator???: Nóbrega, Carla Eugênia Fonseca da Silva Marques de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Yukizaki, Suemy
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandes, Claudia de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cupolillo, Amparo Villa
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Nossa pesquisa teve como objetivo analisar se o atual processo de seleção de alunos realizado pelo Campus Vitória de Santo Antão se constitui uma Política de Inclusão. Nos últimos anos, iniciativas estão sendo tomadas no sentido de permitir o acesso à educação e garantir a permanência na escola das camadas mais carentes, oferecendo-lhes um ensino de qualidade desde a educação infantil ao ensino superior. O Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco propôs, em 2006, mudanças no seu Processo Seletivo com a intenção de promover a inclusão social diante dos novos rumos assumidos pela Educação Profissional, no sentido de democratizar o acesso aos seus cursos e trazer para dentro dela a população rural para a qual as Escolas Agrotécnicas foram criadas. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas, questionários, levantamentos de material documental e bibliográfico, tendo como principais sujeitos os concluintes do curso de Agropecuária do referido Campus no ano de 2010, a fim de identificar as razões que os levaram a escolher a escola e o curso pretendido. Entrevistamos, também, os servidores envolvidos nos diversos processos seletivos para compreender como estava sendo entendido e aplicado o conceito de Inclusão social nas fases distintas do Processo seletivo da escola. Realizamos, ainda, leitura de bibliografia pertinente ao tema da dissertação, para que pudéssemos contextualizar e embasar teoricamente nosso trabalho. Os resultados nos mostraram que é possível realizar um processo seletivo diferenciado do tradicional vestibular, e assim possibilitar o ingresso de jovens das camadas menos favorecidas, proporcionando-lhes o acesso ao ensino de qualidade, e garantindo sua permanência na escola. Reconhecemos que a iniciativa e o apoio da gestão são essenciais para uma proposta de mudança de paradigma no acesso ao ensino público de qualidade, que não esteja pautado apenas na valorização de aspectos meramente cognitivos. Os depoimentos de servidores e alunos mostram a visão positiva que a comunidade escolar tem do processo seletivo, ao tempo que apresentam sugestões e críticas para o seu aperfeiçoamento. Esperamos, com este trabalho, colaborar na elucidação de questões relativas à temática exame de seleção para ingresso de alunos nas escolas públicas, em um momento de redefinição, ampla discussão e falta de consenso da eficácia desses processos na democratização do acesso e na inclusão social. Acreditamos que, mesmo sem a pretensão de generalização, os resultados obtidos nessa pesquisa poderão servir de referência para outras Instituições de ensino que buscam implementar políticas e ações de Inclusão Social
Abstract: The present work is the result of a survey conducted the Campus Vitoria de Santo Antão of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco. Our research aimed to analyze whether the current selection process of students conducted by the Campus Vitoria de Santo Antão constitutes a policy of inclusion. In recent years, initiatives are being taken to allow access to education and ensure the permanence at school of the poor and offering them a quality education from early childhood education to higher education. The Campus Vitoria de Santo Antão of the Federal Institute of Pernambuco proposed, in 2006, changes in its selection process with the intention of promoting social inclusion on the new directions taken by the Vocational Education, to democratize access to their courses and bring inside the rural population for which the Agrotechnical Schools were created. We used as instruments for data collection interviews, questionnaires, surveys of documentary and bibliography material, with the main subject of the graduates of that course of Agricultural Campus in 2010 in order to identify the reasons that led them to choose the school and intended course. We interviewed, too, the servers involved in the various selection processes to understand how was being understood and applied the concept of social inclusion in different stages of the selection process of the school. We also performed a reading of literature pertinent to the dissertation topic, so we can contextualize our work and theoretical basis. The results showed us that are possible make a different selection process of the traditional college entrance exam, and thus enable the entry of young people from disadvantaged sections, giving them access to quality education and ensuring their stay in school. We recognize that the initiative and management support are essential to a proposal for a paradigm shift in access to quality public education, that is not based only on the valuation of purely cognitive aspects. The testimony of servers and show students the positive view that the school community have the selection process, while they show suggestions and comments for its improvement. We expect, with this work, collaborate on understanding the issues related to the selection test theme for admission of students in public schools, at a time of redefinition, the lack of extensive discussion and consensus of the effectiveness of these processes in the democratization of access and social inclusion. We believe that even without the intention to generalization, the results obtained in this study may serve as a reference for other education institutions looking to implement policies and actions for Social Inclusion
Keywords: Agricultural Education
Social Inclusion
Ensino Agrícola
Inclusão Social
Democratização
Democratization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: NÓBREGA, Carla Eugênia Fonseca da Silva Marques de. O processo de seleção de alunos para o ensino agrícola como política de inclusão: uma análise da experiência do Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1264
Issue Date: 29-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Carla Eugênia Fonseca da Silva Marques de Nóbrega.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.