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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa
Other Titles: The dropout in PROEJA offered by the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Iraldirene Ricardo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Novikoff, Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi estudar a evasão escolar no Curso PROEJA (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa (IFESST). Indiscutivelmente a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido considerada de significativa importância sócio-educativa e com isso tem fomentado discussões em vários fóruns de debate sobre os rumos da educação brasileira. Afinal, um grande número de jovens e adultos que não puderam frequentar a escola em idade própria tem retornado às instituições de ensino, mas vários deles acabam por abandoná-las novamente. A evasão escolar é uma das faces da exclusão social, visto que os estudantes evadidos da EJA se percebem excluídos da e pela sociedade da qual deveriam sentir-se partes e partícipes. Ao estudar a evolução histórica da educação brasileira observa-se que desde sua gênese ela sempre foi marcada por ações, procedimentos e políticas públicas que resultaram, de algum modo, em processo de exclusão da mesma forma que ocorre na atualidade, com a visível desigualdade em que se encontram submetidos os jovens, determinada por situações como educação, cor, renda, gênero e trabalho. Um diagnóstico preliminar da atuação escolar no âmbito da EJA mostra que é preocupante sobretudo a metodologia e a prática docente eleitas para a oferta de cursos dessa modalidade tornando-se imperioso sua readequação. Ressalte-se que a EJA possui identidade peculiar reconhecida pelo que objetiva oferecer, ou seja, qualificação profissional e elevação da escolaridade dos trabalhadores com trajetórias escolares interrompidas. A eventual adequação destes instrumentos de ensino certamente despertará maior interesse e garantirá a permanência desses alunos dentro da sala de aula, consequentemente proporcionará seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, além de colaborar para que vençam o preconceito acerca de sua capacidade de aprendizagem. Neste sentido, uma vez constatada uma significativa evasão escolar através da pesquisa documental em fontes primárias do IFES-ST, elaboraram-se questionários e foram realizadas entrevistas com alunos matriculados, ex-alunos, professores e evadidos para caracterização do Curso de PROEJA oferecido pela instituição e identificação dos eventuais motivos para a evasão escolar nesta modalidade de ensino. Os resultados indicaram que várias são as causas da evasão, contudo, merece destaque a falta de identificação com a especialização profissional oferecida que possui demanda restrita no mercado de trabalho, o despreparo do corpo docente para atuação nesta modalidade de ensino e as dificuldades relativas à acessibilidade especialmente no tocante à falta de meios de transporte. Ao final, conclui-se que para modificar este contexto torna-se necessário a readequação da oferta do Curso e a dinamização da prática pedagógica redirecionando-se as atividades propostas para cursos dessa natureza, além da revisão da metodologia proposta. Importante se faz a ampliação dos horizontes dos profissionais envolvidos no processo proporcionando-se uma maior clareza acerca das reais necessidades dos alunos e do curso
Abstract: The objective of this research was to study dropout in the Course of PROEJA (National Program for Professional Integration with Basic Education in the Mode of Youth’s and Adult’s Education), which is offered by the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa. It is unquestionable that the dropout in Youth’s and Adult’s Education (EJA) has been considered of significance for social and educational commissions and has instigated discussions in various forums about the future of Brazilian education. After all, a great number of young people and adults who could not attend school at normal age have returned to educational institutions, but many of them end up quitting again. The dropout is one out of the many faces of social exclusion, as the students who have dropped out EJA see themselves excluded from and by the very same society which they should feel themselves part of and participants. By studying the development of Brazilian education history it is observed that since its genesis it has been marked by public actions, procedures and policies that resulted somehow in the process of exclusion that still occurs today with the apparent inequities to which young people are exposed; inequities determined by education, race, income, gender and work. A preliminary diagnosis of school performance in the ambit of the EJA shows that it is particularly disturbing especially the elected methodology and teaching practices for this kind of courses, which makes their readjustment imperative. It is noteworthy that the EJA has its peculiar identity recognized by what it aims to offer, in other words, professional development and raising the educational level of workers who have dropped out school. The possible relevance of these teaching tools will certainly arouse greater interest and ensure the permanence of these students in the classroom, and thus provide their growth, both personal and professional, as well as collaborate to overcome the prejudice about their learning ability. In this sense, once it is observed a significant dropout through documentary research in primary sources of the Federal Institute of Espírito Santo Campus Santa Teresa, questionnaires were elaborated and interviews were conducted with teachers and students who were enrolled, had graduated or had dropped out in order to characterize the Course of PROEJA offered by the institution and to identify the possible reasons for dropout in this type of education. The results indicated that there are several causes of dropout, however, some deserve to be underlined: the lack of identification with the professional expertise that has offered limited demand in the labor market, the unpreparedness of teachers to work in this type of education and the difficulties relating to accessibility especially regarding the lack of transportation. Finally, it is concluded that to change this context it becomes necessary to readjust the offering of the Course and make dynamic the pedagogical practice by redirecting the activities proposed for such courses. In addition to reviewing the proposed methodology, it is important to expand the horizons of the professionals involved in the process by providing a better idea about the real needs of students and the course.
Keywords: Dropout
Youth’s and Adult’s Education
Evasão
Educação de Jovens e Adultos
Políticas públicas
Public policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Oliveira, Iraldirene Ricardo de. A evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa. 2011. [117 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica- RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1258
Issue Date: 15-Sep-2011
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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