???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1171
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Utilização de práticas pedagógicas na produção animal: percepção agroecológica
???metadata.dc.creator???: Feitosa, Rubenval Francisco de Jesus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bezerra, Edinaldo da Silva
First advisor-co: Sanchez, Sandra Barros
Second Advisor-co: Sá, Cristiane Otto de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção agroecológica dos alunos, quanto ao emprego das práticas pedagógicas na produção animal. O IFSE - Campus São Cristóvão foi o cenário para a realização da pesquisa com a participação dos alunos das terceiras séries do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, no ano de 2010, de forma interdisciplinar, democrática e dialógica, uma vez que se formam profissionais para interferir na agricultura familiar e demais segmentos da produção agropecuária, disseminando novas tecnologias capazes de atender às necessidades da geração presente sem comprometer a futura. Neste contexto, a relação educação e trabalho; os fatores motivacionais para o processo ensino aprendizagem; a compreensão e transformação da prática educativa; os conceitos, princípios e perspectivas da agroecologia; a extensão rural: desenvolvimento sustentável agroecológico e a agricultura familiar constituem-se como referencial teórico que dá sustentação a esta pesquisa. Empregou-se a metodologia qualiquantitativa descritiva e o método de coleta de dados se deu pela observação direta dos fenômenos com auxílio de pesquisa bibliográfica, entrevista semi-estruturada, emprego de formulários, práticas pedagógicas, aulas teóricas, questionários semi-estruturados, seminários e visitas técnicas. Na primeira etapa da pesquisa, foi apresentado o projeto aos alunos procurando motivá-los e em seguida aplicou-se o questionário (anexo a), visando conhecer o perfil dos alunos. Na segunda etapa foram coletados 60 questionários para análise dos dados, seguido da seleção e elaboração do cronograma de execução das práticas pedagógicas empregadas na produção animal de relevância para o aprendizado. Verificou-se a realização de aulas teóricas, seminários, visitas técnicas. Na terceira etapa, foram ministradas as práticas pedagógicas para os alunos na Unidade Didática Pedagógica – Bovinocultura. Na quarta etapa foram aplicados 60 questionários com o propósito de concluir o levantamento da percepção agroecológica dos alunos, quanto às práticas pedagógicas empregadas na produção animal. Os resultados servem para reflexões, face à desarticulação entre o aluno, a escola e a família, gestão pouco eficiente, relação homem/natureza e a produção com sustentabilidade, comprometendo a qualidade do ensino. Os resultados em termos de nível de percepção dos alunos, quanto às questões já mencionadas, são sugestivos de que este trabalho pode servir de subsídios para futuros redirecionamentos das políticas empregadas no processo educativo do Campus São Cristóvão, visando o sucesso do aluno
Abstract: This study aimed to analyze the perception of agroecology students about the use of teaching practices in animal production. The IF - Campus St. Kitts was the setting for the research with the participation of students in the third series of the Technical Course for Integrated Agricultural Secondary School, in 2010, in an interdisciplinary way, democratic and dialogical, since so- professionals is to interfere in family agriculture and other sectors of agricultural production, disseminating new technologies to meet the needs of the present generation without compromising the future. In this context, the relationship between education and work, the motivational factors for the learning process, understanding and transformation of educational practice and the concepts, principles and prospects of agroecology, rural extension, agro-ecological and sustainable family farms as a reference gives theoretical support to this research. We applied the methodology and the qualitativequantitative descriptive method of data collection took place by direct observation of phenomena with the help of literature search, semi-structured forms of employment, teaching practices, lectures, semi-structured questionnaires, seminars and technical visits. In the first stage of the research project was presented to students looking to motivate them and then applied the questionnaire (attached to), to determine the profile of students. In the second stage 60 questionnaires were collected for data analysis, followed by the selection and preparation of implementation schedule of teaching practices used in animal production of relevance to learning. There was the holding of lectures, seminars, technical visits. In the third step, teaching practices were given to students in the Educational Curriculum Unit - Cattle. In the fourth stage 60 questionnaires were applied in order to complete the survey of agroecological awareness of the students, the pedagogical practices employed in animal production. The results are used for reflection, will face disconnection between the student, school and family, inefficient management, the man / nature and production with sustainability, compromising the quality of education. The results in terms of level of awareness of students on the issues already mentioned are suggestive that this work can be used as input for future redirects the politics employed in the educational process of the Campus Saint Kitts, aimed at student success
Keywords: Agroecology, Teaching and learning, Sustainability
Agroecologia, Ensino-aprendizagem, Sustentabilidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Agrárias
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Feitosa, Rubenval Francisco de Jesus. Utilização de práticas pedagógicas na produção animal: percepção agroecológica. 2011. [89 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1171
Issue Date: 19-Sep-2011
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Rubenval Francisco de Jesus Feitosa.pdf2011 - Rubenval Francisco de Jesus Feitosa13.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.